Association of International Marathons and Distance Races

The home of world running™

Resenha do livro

30 Novembro 2018, 1pm

Correr é vida; a vida está correndo

by Peter McLean

Haruki_murakami_%281%29

‘‘A alegria de correr como meditação e dominar a arte de resistir e superar a dor como uma metáfora para a vida’’

O jornal britânico ‘The Guardian’ tinha uma excelente revista semanal chamada ‘O Editor’, que resumia as notícias da semana no Reino Unido e de todo o mundo que você nunca teve tempo para ler. Ele criou pequenos pedaços palatáveis, do tamanho de uma mordida e saborosos bocados de notícia. Ele oferecia um resumo de 1.000 palavras ou um resumo de parágrafo único ou um resumo do uma Linha ou, finalmente, um resumo de uma palavra.

O grande escritor irlandês Oscar Wilde costumava dizer: ’um livro é como um bom vinho. Não se precisa beber todo o barril para conhecer a sua qualidade’.

Ele também disse, quando perguntado sobre uma peça que ele escreveu, “você não poderia ter feito isso mais curto?”. Ele respondeu “Eu não tive tempo suficiente!”

A perícia e a beleza do resumo conciso – a síntese – é uma arte. Quando tentar resumir um livro é melhor, acredito, para dar uma prova de seu sabor. Não demais, mas também não muito pouco. O suficiente para dar uma prova de seu sabor, para estimular o apetite e o desejo de talvez beber um pouco mais.

Espero que este resumo apeteça seu refinado gosto e permite-lhe obter um pequeno vislumbre do gênio de Haruki Murakami.

Se você sente que poderia ter sido mais curto e mais conciso, você está certo, eu só não tive tempo suficiente!

Peter McLean
www.prexcellence.com

Se você é pressionado pelo tempo:

Aqui está um resumo de um parágrafo:

Vida, filosofia, discernimento para uma mente brilhante. Eventos, experimentando a vida a sua beleza completa. A alegria de correr como meditação e dominar a arte de resistir e superar a dor como uma metáfora de a vida.

Ou um resumo de uma linha:

Uma reflexão sobre em algumas das perguntas as mais importantes da vida através da beleza de correr.

Ou um resumo de uma palavra:

Vida.

Ou um resumo de menos de 900 palavras:

Haruki Murakami é um dos, se não o maior dos escritores na história do Japão. Ele possuía um bar de jazz, em seguida, tornou-se escritor, um filósofo e um corredor. Seus livros oferecem uma visão sobre as áreas emocionais da mente humana. Eles fazem você fazer perguntas sobre si mesmo, os outros, sentimentos, o mundo e por que estamos aqui.

No excelente livro de Murakami “A respeito do que eu falo quando falo sobre correr ", ele olha a vida e sentido, e ilustra seus pensamentos através da arte de palavras bem colocadas que tocam as emoções e trazem sentido. Seus pensamentos ressoam em milhões, se não em todos nós, ao fazerem perguntas profundas e tocarem emoções, expressões e vulnerabilidades humanas. Ele faz isso através de um caleidoscópio humano especial de cores que são seus pensamentos e através de um espaço especial ou ‘espaço vazio’ como ele chama, que é criado para esses pensamentos enquanto ele está correndo.

Correr é uma forma de terapia profunda para Murakami. Ele fala sobre a mudança das estações e de estar em um grupo pessoas em uma maratona: ’’no meio desse fluxo. Eu Estou consciente de mim mesmo como um peça minúscula no gigantesco mosaico da natureza. Eu sou apenas um fenômeno natural substituível, como a água no rio que flui por baixo da ponte e para o mar.

Ele frequentemente pondera sobre a vida e seu propósito, se tiver um: ‘Eu não acho que devemos julgar o valor de nossas vidas por quão eficientes eles são’.

Ele olha para a Maratona como uma metáfora e uma lição para a vida. Quando ele diz ‘dor é inevitável: O sofrimento é opcional, a parte ferida é uma realidade inevitável, que se você pode suportar é com o próprio corredor. Isto resume muito bem a parte mais importante de correr maratona. E da vida.

Isolamento, sozinho com a beleza e serenidade de uma mente aberta e calma, que tem espaço para deixar pensamento colorido, novo e criativo entrar, é uma coisa maravilhosa. Embora o grande psicanalista Erich Fromm tenha escrito na sua obra-prima “O Medo da Liberdade” que acreditava que a maioria das pessoas não gostaria de estar sozinho com seus pensamentos mais profundos, que a realidade, o medo e a enormidade das perguntas sem resposta da vida podem ser um lugar muito assustador e a maioria de nós encherá nossas vidas com quase toda e qualquer atividade para evitá-los.

Eu acho que os corredores de maratona podem ser diferentes, eles encontram a paz na solidão da estrada e do Vento. Neste espaço eles estão livres. Não ter nada urgente para fazer naquele momento e todo o dia para fazê-lo.

Murakami explica: ‘Eu sou o tipo de pessoa que gosta de estar comigo mesmo. Para colocar um bom ponto. Sou o tipo de pessoa que não acha doloroso ficar sozinho’.

‘Eu corro em um espaço vazio ou talvez eu deva colocá-lo do outro jeito. Eu corro para adquirir um espaço vazio’.

“Os pensamentos que ocorrem enquanto eu estou correndo são como nuvens no céu, nuvens de todos os tamanhos diferentes. Elas vêm e elas vão, enquanto o céu permanece o mesmo céu como sempre. As nuvens são meros convidados no céu que passam e desaparecem, deixando para trás o céu. O céu ao mesmo tempo existe e não existe. Tem substância e, ao mesmo tempo, não. E nós simplesmente aceitamos a vasta experiência e bebemos tudo’.

Murakami diz: ’Eu não me importo com o tempo que eu corro. Competir contra o tempo não é importante… muito mais importante é o quanto eu posso me divertir, se eu posso terminar 26 milhas com um sentimento de felicidade… desfrutando de coisas que não podem ser expressas em números’.

‘corridas longas se adequam à minha personalidade e de todos os meus hábitos que adquiri ao longo da minha vida eu teria que dizer que este tem sido o mais útil e relevante. Correr sem uma pausa nas duas últimas décadas me fez mais forte fisicamente e mentalmente’.

Então, este livro é sobre a vida, e correr é uma das maneiras que muitos de nós escolhe para passá-la.

Murakami descreve primorosamente correr em Boston, correr Atenas, o percurso autêntico da maratona com todos os seus mais de 2.500 anos de história. Quão especial é Nova York e sua maratona. A beleza de correr no Japão e muito mais.

A alegria de correr para viajar e de viajar para correr.

A beleza do isolamento, mas também da comunidade que eu acho que todos nós precisamos em momentos diferentes em nossas vidas. O deleite de todas as experiências e as pessoas que encontramos que viajar para correr traz.

A vida é uma maratona. Defina seu próprio ritmo. Como o grande escritor Henry David Thoreau disse uma vez: ‘por que devemos estar com tanta pressa desesperada para ter sucesso e em tantas atividades diferentes? Se um homem não pode manter o ritmo com seus companheiros talvez seja porque ele ouve um tambor diferente. Deixe-o ficar no ritmo da música que ele ouve, independentemente de como medido ou quão longínquo’.

  • What I talk about when I talk about running Haruki Murakami published by Random House

Article translated by Osterne Feitosa & Peter McLean

AIMS Association of International Marathons and Distance Races
http://aims-worldrunning.org/calendar.html

Partners

For further information on our partners, click on the logos above.

Distance Running

Official quarterly magazine of AIMS

Cover of 2019 Edition 3

Latest issue:
2019 Edition 3

Cover: Maratón Guadalajara Megacable hidratado por Electrolit, Mexico

For the desktop

For offline

For tablets

Distance Running is also available free on issuu to read on desktop computers or tablets.

Keep up to date!

For the latest race dates please consult the official online AIMS calendar.

You can also subscribe to the AIMS calendar in your calendaring application of choice, whether on your phone, tablet or computer. Simply subscribe to webcal://aims-worldrunning.org/events.ics in your calendar app.

AIMS
the home of world running™